Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Contributos para a Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Mirandela
Advento - adventus, latim - significa vinda, chegada. É uma palavra de origem profana que designava a vinda anual da divindade pagã, ao templo, para visitar os seus adoradores. Nas obras cristãs dos primeiros tempos da Igreja, especialmente na Vulgata, adventus transformou-se no termo clássico para designar a vinda de Cristo à terra, ou seja, a incarnação, inaugurando a era messiânica e, depois, sua vinda gloriosa no fim dos tempos.
Não se sabe desde quando se celebra o advento nas quatro semanas que antecedem o Natal. Apesar desse Tempo ser muito peculiar nas Igrejas do Ocidente, o impulso original provavelmente veio das Igrejas Orientais, onde era comum, depois do Concílio Ecuménico de Éfeso em 431, a pregação de sermões nos domingos anteriores ao Natal.
São Gregório Magno (590- 604) foi o primeiro papa a redigir um ofício para o Advento. O Sacramentário Gregoriano é o mais antigo em prover missas próprias para os domingos desse tempo litúrgico.
Hoje, a Igreja celebra o tempo de advento 4 Domingos antes do dia 25 de dezembro, é o início de um novo ano litúrgico, em que toda a comunidade católica é convidada a preparar-se na arte de bem receber: de coração aberto, limpo e desejo de receber o Deus menino.
Fonte: Portal Ecclesia
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.