Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EMRC-Mirandela

Contributos para a Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas de Mirandela



Terça-feira, 13.11.12

Ser Pessoa - 6º ano

Origem da palavra Pessoa

A palavra Pessoa tem origem latina e significa “máscara de teatro” e sua personagem, por extensão.

Como pessoas pertencemos a comunidades, relacionamo-nos com o outro. O nosso principal meio para nos mostrarmos aos outros é o corpo. A pessoa é constituída por corpo e espírito, em interligação e não um sem o outro.

No ser pessoa devemos prezar a AUTENTICIDADE. Sinónimo de autenticidade – ser verdadeiro.


Dimensões da pessoa – biológica, social e espiritual.

Somos todos iguais –temos direitos e deveres. A minha liberdade acaba onde começa a do outro. Ao longo da história, foram vários os momentos em que valores como a liberdade, a igualdade e a fraternidade, não foram respeitados. Estes são valores que assentam na cultura grega e no Cristianismo e que, anos mais tarde, foram propagados pela Revolução Francesa.

A abolição da escravatura e o direito de todos ao voto foram passos importantes para a conquista da liberdade e da dignidade de cada pessoa.

Mas a liberdade implica regras, por isso há leis, regulamentos, que preservam o bem comum.

Depois de duas guerras mundiais, os países decidiram criar um organismo que assegurasse a paz entre todos os povos – ONU Organização das Nações Unidas, que em 1984 elaborou a Declaração Universal dos Direitos do Homem que assegura a igualdade de todos e tem de ser respeitada por todos os países.

Ainda assim, nem sempre os direitos são assegurados. As crianças, por serem mais vulneráveis, frágeis, são alvos mais fáceis e, por isso, a ONU criou, mais tarde, a UNICEF cujo lema é para todas as crianças saúde, educação, igualdade e protecção.

A ONU promulgou os Direitos das Crianças de forma a obrigar todos os países a garantirem e adoptarem a sua aplicação.

Os direitos que temos impõem a aceitação de diferenças culturais, religiosas, sociais e físicas. A determinada momento podemos tornar-nos portadores de deficiência. A Constituição da República assegura os mesmos direitos para todos mas existem várias organizações para a promoção, integração e desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência.

Também Jesus se aproximava dos mais desfavorecidos. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Carla às 14:27



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930



Arquivo

2013

2012